12 a 24/12/2017 e 08/01 a 10/02/2018

No dia 12/12 às 19h, abre na Helena Fretta Galeria de Arte a exposição “Além da Aparência” de Boris Kossoy um dos grandes representantes da fotografia nacional, que em 2015, completou 50 anos de atividade como fotógrafo, teórico e historiador.

A mostra apresentará 15 obras, muitas inéditas algumas do ensaio Viagem ao Fantástico de 1971, mas sem preocupações cronológicas.

 

Boris Kossoy, fotógrafo, teórico e historiador da fotografia é mestre e doutor pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, livre-docente e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ao longo de sua carreira acadêmica a fotografia tem sido o centro de suas investigações em diferentes vertentes: teoria, história e poética. Alguns de seus livros nessas áreas se tornaram obras de referência no meio acadêmico internacional como o clássico Hercule Florence, a descoberta isolada da fotografia no Brasil, livro que mereceu versões para o espanhol, alemão, francês e inglês. É autor também de Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro; Fotografia e História; Realidades e Ficções na Trama Fotográfica; Os Tempos da Fotografia; Lo efímero y lo perpetuo en la imagen fotográfica; Imago, sobre o aparente e o oculto, entre outras obras.  Fotografias de sua autoria integram as coleções permanentes do Museum of Modern Art (NY), Metropolitan Museum of Art (NY), Bibliothèque Nationale (Paris), Centro de la Imagen (México DF), Museu de Arte de São Paulo, entre outras instituições. Em 1984 recebeu a condecoração Chevalier de l’ Ordre des Arts et des Lettres do Ministério da Cultura e da Comunicação da França, pelo conjunto de sua obra. Em 2013 foi agraciado com o Prêmio Brasil de Fotografia pela instituição Porto Seguro e Ministério da Cultura.

Contato:

Helena Fretta – (48) 3223-0913, [email protected]