03/02/2015 à 14/02/2015

Jair Martins expõe na Helena Fretta Galeria de Arte

Artista apresenta a mostra Ilha Formosa na Sala Novos Artistas

O artista plástico Jair Martins abre a exposição Ilha Formosa na Sala do Artista na Helena Fretta Galeria de Arte a partir do dia 3 de fevereiro, das 10 às 19 horas, com a presença do artista. São quinze telas que representam o universo da cultura da Ilha de Santa Catarina. Nas obras, cores fortes, sobreposição de planos e linhas sinuosas e geométricas.

Graduado em artes visuais pela Udesc, Jair pinta há mais de 20 anos, desde a infância, e foi influenciado pelo convívio com seus irmãos e pintores Nildo, Wilson e Marcos Martins. Com facilidade para o desenho e a pintura, optou em abordar as manifestações culturais da cidade onde nasceu.

Apaixonado pela Ilha, sua pintura procura eternizar os principais ícones patrimoniais e antropológicos de Florianópolis numa atmosfera em que a tradição e a contemporaneidade produzem uma intersecção estética.

Para o artista plástico e crítico de arte João Otávio Neves Filho, o Janga, a pintura de Jair Martins “estrutura-se basicamente a partir da superposição de planos de cores que obedecem a uma rigorosa lógica formal. Ícones provenientes das antigas tradições da ilha de Santa Catarina, transformados em signos plásticos, inserem-se em superfícies de cores chapadas de tonalidades predominantemente pastéis”.

O quê: Exposição Ilha Formosa, de Jair Martins. Quando: abertura 3 de fevereiro, das 10 às 19 horas. Visitação até 14 de fevereiro. Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3223-0913, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Quanto: gratuito.