04/12/2018 a 24/12/2018

OBRAS EM pequena ESCALA

Desde o “retorno” da pintura aos espaços oficiais da arte, nos anos 80, acostumamo-nos a vê-la em telas de grandes dimensões e de muita cor, transitando entre a tradição pictórica e o hibridismo de suportes e técnicas. Nosso desafio nesta exposição é pensar o momento atual pautado pela necessidade de estabelecer contatos, aprofundar relações e afirmar que a arte não precisa gritar. Então é só chegar mais perto por que, mais do que nunca, precisamos estabelecer um diálogo mais íntimo com ela.

Na exposição OBRAS EM pequena ESCALA, os trabalhos não se enquadram em categorias estanques mas, ao mesmo tempo, encontram-se na pintura como atitude contemporânea, onde o ato de fazer e desfazer explora a imaginação e a experiência de estar no mundo.

Entre retórica, construção e desconstrução, sem respostas ou conceitos fechados, encontramos as reelaborações resultantes dos processos entre autores e sua cultura. A presença da figura humana, que aparece (ou desaparece) nos trabalhos de Janor Vasconcelos, Dirce Körbes, Silvia Carvalho e Susana Bianchini ou, acrescida de palavras/códigos, nas poéticas de Ricardo Ramos, Beta Manfroni, Lucila Horn e Meg Tomio, coloca-nos diretamente em contato com a experiência de estar aqui e, como expectadores,  nos faz ver a nós mesmos como parte destas reelaborações.

Ainda dentro deste universo imaginário humano, Betinha Trevisan, Juliana Hoffmann, Luciano Boletti e Juliano Aguiar nos lançam para um campo de equivalentes discursivas de memórias, lugares e sonhos. Sonhos que ganham força nas paisagens cromáticas de Rubens Oestroem ou nas passagens/barreiras das formas de Cassia Aresta e no deixar escondido, guardado ou por abrir-se entre pequenas brechas no trabalho de Yara Guasque.

O convite está feito. Aproxime-se pois, diante do privilégio de estar em companhia da arte, podemos fazer escolhas.

Lucila Horn

O quê: Exposição OBRAS EM pequenas ESCALAS  Quando: abertura 04 de dezembro, às 18h. Visitação até 24 de dezembro, segunda a sexta, das 9h às 18h e sábado das 9h às 13h. 01/09 das 10hs às 12hs – Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3223-0913. Quanto: gratuito.