Relíquia pode ser entendido como lembrança, vestígios de algo que passou, mas também como preciosidade ou patrimônio que merece ser guardado.

Nesse sentido, a proposta desta exposição é pensar a matéria do trabalho dos artistas como patrimônio simbólico e humano que carregam desejos de futuro. Entre afetividade, vida e poética, a exposição traz trabalhos em pequenos formatos como fragmentos-relíquias, na tentativa de recompor e/ou reinventar nossas experiências através da arte.

A arte nos salva, é relíquia de memórias, histórias e cotidiano que encharcam a construção poética de cada um dos artistas participantes desta mostra, e constituem-se em relicários histórico/afetivos com a potência de transformar o ordinário em extraordinário.

Lucila Horn

Curadora

ARTISTAS

Adriana Füchter, Ana Sabiá, Ana Soukef, Beatriz Harger, Beta Monfroni, Betinha Trevisan, Cássia Aresta, Cristina Rosa, Dirce körbes, Ilca Barcelos, Janor Vasconcelos, Jesse Santiago, Joyce Mussi, Juliana Hoffmann, Juliano Aguiar, Lucas Flygare, Luciana knaben, Luciana Petrelli, Luciano Boletti, Lucila Horn, Marcus Dutra, Maria Luiza Sumienski, Maria Salette E. Werling, Maristela Müller, Meg Tomio Roussenq, Patricia Di Loreto, Sara Ramos, Soninha Viil.

A EXPOSIÇÃO

OBRAS

CATÁLOGO VIRTUAL

CURADORIA

Lucila Horn

Artista, Curadora, produtora e Arte educadora, graduada em Artes Plásticas, pós-graduada em Pintura, especialista em Arte e Ciências Humanas, e em Fotografia, mestre em Educação e Cultura e doutoranda em Educação. Artista desde 1987 e desde 1989 atua na área de educação. Como curadora destacando-se as exposições “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo – 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) de Andrea Einchenberger com curadoria de Michel Poivert, no MESC, e Feira Arte foto na Helena Fretta Galeria de Arte (2015 – 2020) . Membro da Diretoria da Rede de Produtores de Fotografia do Brasil 2019/2020. Orienta os trabalhos do projeto de extensão Clube de Fotografia junto ao Laboratório interdisciplinar de formação de professores LIFE/Udesc e a Missão Fotográfica NEFA BC/2020. Coordena a Residência Na Foto – Cartografias Catarinenses/2020, o Festival de Fotografia Floripa na Foto e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA.

APOIO